1. Introdução
Para aumentar a vida útil da bateria do laptop, mantenha-o ligado à tomada, mas com interrupção de carregamento por volta de 70% da carga. Quando a bateria estiver em 70%, ela deixará de ser alimentada e a energia fluirá diretamente para o notebook.
2.Computadores ASUS
Computadores ASUS razoavelmente recentes suportam limitação do nível de carregamento da bateria, a partir do Kernel Linux 5.4, se utilizando BAT0 como bateria primária, e do kernel 5.7, se utilizando BATT como bateria primária, o que quer dizer que nem todos modelos de notebooks da Asus suportam a limitação do carregamento da bateria.
Também é importante mencionar que o método apenas permite estabelecer o limite máximo para o carregamento. Não é possível estabelecer um limite mínimo para início do carregamento.
Para iniciar a configuração, é necessário descobrir o nome da pateria do laptop. Para tanto, rode o comando a seguir no Terminal (Ctrl+Alt+T):
ls /sys/class/power_supply
O comando deverá apresentar uma resposta como:
AC0 BAT0
Neste exemplo, o nome da bateria é BAT0.
Agora, é necessário criar um serviço systemd para estabelecer o limite máximo de carregamento da bateria. Antes, no entanto, verifique se este serviço já existe em seu sistema, rodando o seguinte comando:
ls /sys/class/power_supply/BAT*/charge_control_end_threshold
Se seu sistema retornar erro, dizendo não haver tal arquivo ou diretório, seu laptop não suporta o limite máximo de carregamento.
Se o sistema retornar o caminho para charge_control_end_threshold, então seu notebook suporta o limite máximo de carregamento.
Se o seu sistema suporta o limite, pode seguir com este tutorial.
Comece criando o arquivo battery-charge-threshold.service no diretório /etc/systemd/system, abrindo-o para edição no Nano com o seguinte comando:
sudo nano /etc/systemd/system/battery-charge-threshold.service
Copie (Ctrl+C) e cole (Ctrl+ALt+C):
[Unit] Description=Set the battery charge threshold After=multi-user.target StartLimitBurst=0 [Service] Type=oneshot Restart=on-failure ExecStart=/bin/bash -c 'echo LIMITE_CARREGAMENTO > /sys/class/power_supply/NOME_DA_BATERIA/charge_control_end_threshold' [Install] WantedBy=multi-user.target
Substitua “LIMITE_CARREGAMENTO” pelo valor inteiro de sua escolha. Por exemplo: 80.
Substitua “NOME_DA_BATERIA” pelo nome da bateria: BAT0, BAT1 ou BATT, descoberto anteriormente.
Salve o arquivo e feche o Nano com a seguinte sequencia de teclas: Ctrl+x, Y (ou S, dependendo do sistema) e Enter.
Habilite o serviço com o comando:
sudo systemctl enable battery-charge-threshold.service
E inicie o serviço com o comando:
sudo systemctl start battery-charge-threshold.service
Para alterar o valor de limite de carregamento, rode novamente o comando de edição do arquivo no Nano e altere o valor inserido. Salve o arquivo e saia do editor. Em seguida, carregue o novo valor com o seguinte comando:
sudo systemctl daemon-reload
E recomece o serviço:
sudo systemctl restart battery-charge-threshold.service
Para verificar se o serviço foi carregado e funcionando, rode o comando a seguir:
cat /sys/class/power_supply/NOME_DA_BATERIA/status
Substitua “NOME_DA_BATERIA” pelo nome de sua bateria.
3. Usando o Crontab
Para interromper o carregamento com 70% da carga da bateria, adicione uma rotina na tabela crom do sistema.
Comece abrindo a tabela no editor de texto Nano rodando o seguinte comando no Terminal:
sudo nano /etc/crontab
Navegue com as teclas de setas do teclado e inclua a seguinte linha no final do documento. Para colá-la no Terminal, use a combinação de teclas Ctrl+Alt+V:
@reboot root echo 60 > /sys/class/power_supply/BAT0/charge_control_end_threshold
Ao ligar o notebook à tomada, quando a carga da bateria alcançar 70%, será possível notar que a luz de carregamento vermelha não se acende. Em vez disso, ela brilhará azul, como se a bateria já estivesse totalmente carregada. Isso acontece porque o computador passou a entender que já atingiu a carga total e está alimentando diretamente o computador.
Para verificar se o valor limite foi corretamente implementado, rode o seguinte comando no Terminal:
cat /sys/class/power_supply/BAT0/charge_control_end_threshold
4. Considerações finais
Se seu computador for um Lenovo, existe a possibilidade de se configurar graficamente dois limites para o carregamento da bateria, um para reinício do carregamento e um para a interrupção, por meio do programa TLPUI. Você pode utilizar este tutorial do SempreUpdate para instalá-lo.
Uma vez instalado o programa, a configuração dos limites da bateria fica na última aba da coluna da esquerda: “ThinkPad Battery”.
Adicionalmente, é possível utilizar um programa chamado SlimBook Battery para controlar as configurações de consumo.
Na minha experiência, no entanto, esse programa inviabiliza o uso de uma GPU Nvidia, mantendo em operação sempre a placa de vídeo onboard.
Por isso, não o utilizo mais, mas o incentivo a testá-lo e tirar suas próprias conclusões. Para instalá-lo, o direciono ao tutorial do Edivaldo Brito.
Por fim, cabe mencionar que o Ubuntu vem com configurações para regular o consumo de energia na aba “Energia” do programa “Configurações”.