1.Introdução
Tipicamente, o Raspberry Pi funcionará conectado à rede local, sem teclado, mouse ou tela. Para o primeiro, boot, no entanto, conectar o mini omputador a um monitor, atravéz do cabo HDMI, e a um teclado USB pode facilitar bastante as coisas.
Se, no entanto, você souber o IP do Raspberry Pi na rede ou tiver como acessar a interface de controle de seu roteador para descobrí-lo, pode dispensar o monitor e o teclado e acessar diretamente o aparelho pela rede, via SSH, a partir de outro computador.
2.Boot com tela e teclado
Neste caso, conecte a tela, pelo cabo HDMI, e o teclado USB antes de ligar o Raspberry Pi à energia.
O primeiro boot deve demorar uns dois minutos, pois algumas configurações iniciais devem ser concluídas.
Se você inseriu login e senha na configuração do SSD no tutorial anterior, entre com essas credenciais. Senão, o Ubuntu Server para Raspberry PI utiliza “ubuntu” como usuário e senha. Neste caso, após o login, o sistema pedirá que você substitua a senha.
2.1.Descubra o endereço de IP
Verifique seu endereço de IP com o comando a seguir:
ip addr show
Esse comando exibirá tanto o IPv4 quanto o IPv6.
De posse do endereço de IP do Raspberry PI, você já pode acessá-lo a partir de outro computador conectado à mesma rede, utilizando SSH:
ssh nome_de_usuário@número_de_IP
Substitua “nome_de_usuário” pelo seu nome de usuário do Raspberry Pi e “número_de_IP” pelo número de IP da placa de rede Ethernet, que pode ser encontrado na entrada “eth0”. O IP versão 4 encontra-se logo após o parâmetro “inet” (os números antes de “/”), o IP versão 6, bem maior e alfanumérico, encontra-se após o parâmetro “inet6” (novamente, até “/”).
O IPv4 é bem mais fácil de guardar.
3.Boot sem tela
Se você sabe o número de IP do Raspberry Pi, não precisa conectá-lo a um teclado e a uma tela.
Conecte o cabo rede, ligue o mini computador, aguarde dois minutos para que as configurações finais sejam realizadas e rode o comando SSH descrito acima.
Bem mais simples, mas é preciso saber o número de IP e os comandos de varredura de rede não o retornam. Por isso acessar a interface de controle do roteador.
Siga para o próximo tutorial dessa série: Elimine o suporte aos pacotes Snap