1.Introdução
Em algumas situações é interessante carregar HDDs ou partições externas automaticamente, com o arranque do sistema. É o caso, por exemplo, de quando se tem um servidor de mídia, como o Plex Media Server ou o Kodi (antigo XBMC), ou quando se mantém os diretórios de um serviço de sincronismo com a nuvem, como Dropbox ou Google Drive, no HDD ou na partição externa, e não se deseja ter pastas redundantes no HDD principal.
2.Configurando o HDD externo pelo terminal
Comece conectando o HDD ao Raspberry PI. Se ele já possuir as partições necessárias, siga adiante neste tutorial. Se for necessário particioná-lo, siga este link (em breve, quem sabe…) para o tutorial de particionamento de disco pelo Terminal.
Será necessário editar o arquivo de listagem de partições do sistema, localizado em etc/fstab, para incluir as regras de montagem dos discos e das partições adicionados.
No fstab, associa-se uma partição ao local onde será montada. Isso pode ser feito de várias formas. A mais simples consiste em indicá-la por seu identificador único universal (UUID). Assim, mesmo que algo aconteça e o endereçamento ou apelido do disco e suas partições mude, a forma como é identificado permanecerá intacta.
2.1.Detectando a identidade das partições dos discos externos
Para identificar o UUID das partições, rode o seguinte comando:
sudo blkid
Esse comando apresentará todos os dispositivos conectados, seus UUIDs e o endereço da partição correspondente, entre outras informações.
Por exemplo:
/dev/sda2: LABEL=”Arquivos” UUID=”df6aa4c5-61ec-4ac9-abce-171ac43c73b6″ TYPE=”ext4″ PARTUUID=”df6c8b5f-0564-436c-aba3-c801d6c09859″
2.2. Criando pontos de montagem
Para cada partição, é necessário criar um ponto de montagem, preferencialmente com um nome de fácil identificação. Neste tutorial serão usados os nomes “Externo” e “Arquivos”.
Digite os seguintes comandos:
sudo mkdir /mnt/Externo
sudo mkdir /mnt/Arquivos
Criados os pontos de montagem, basta editar o arquivo fstab para incluir as partições desejadas.
2.3. Editando o arquivo fstab
Comece invocando o arquivo fstab no Nano com o comando:
sudo nano /etc/fstab
Com o Nano aberto, navegue com as setas do teclado até a última linha de texto, adicione mais linhas pressionando a tecla Enter e insira o seguinte conteúdo:
#Partição Arquivos:
UUID= df6aa4c5-61ec-4ac9-abce-171ac43c73b6 /mnt/Arquivos auto nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0
#Partição Externo:
UUID= eg5bb4c7-92da-5bd8-bdac-242de78d94a7 /mnt/Externo auto nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0
Salve e feche o Nano com os comandos Ctrl+X, S (ou Y, se seu Nano estiver em inglês) e Enter.