1.Palestras

2.Oficinas

3.Tutoriais

1.Palestras

1.1. Controle e Privatização Cultural: como as empresas desenvolvedoras de software violam seus direitos

Palestra baseada no meu livro, na qual procuro debater como as práticas restritivas de licenciamento dos programas criativos exigidos por empregadores, como os programas da Adobe e da Autodesk, por exemplo, visam perpetuar o aprisionamento técnico de seus usuários e expandir sua posição no mercado, valendo-se de especificações obscuras e termos abusivos em contratos de licença (EULA).

Foi abordado como essas práticas ignoram direitos autorais de usuários desses programas, além de seus direitos de consumidor e sua liberdade profissional, com o objetivo de discutir soluções jurídicas, legislativas, técnicas e sociais que reduzam a segregação tecnológica e democratizam o acesso à Economia Criativa, abrindo caminho tanto para um ambiente de ensino-aprendizagem mais inclusivo, quanto para um ambiente de trabalho mais ético.

1.2.Por um Design inclusivo: a importância do ensino do Design com Software Livre

Quando falamos em inclusão, no Design, via de regra nos referimos ao Design social e ecológico mas, quando se discute a inclusão para o Design, normalmente o tema se restringe a bolsas de estudo.

Se, por um lado, as bolsas são extremamente necessárias, e um meio de se viabilizar o ingresso em uma faculdade de excelência como a PUC, que é particular, por outro não são suficientes para suprir as necessidades dos alunos acerca dos custos inerentes aos insumos, tangíveis ou não, que devem ser utilizados.

O curso de Design é muito caro, e algumas de suas ferramentas, notadamente os programas criativos de computador, são particularmente dispendiosos, muitas vezes os tornando inalcançáveis os alunos hipossuficientes.

Mas eles são realmente necessários?

Esta aula aberta foi ministrada durante a 15ª Semana de Design da PUC-Rio, em novembro de 2021, e debateu as possibilidades inclusivas da utilização de programas criativos livres nos cursos de Design, e as muitas vantagens de seu emprego no processo de ensino-aprendizagem.

1.3.Design e Software Livre na defesa da Democracia: 16ª Semana de Design

Em 11 de agosto de 2022, a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada por professores da Faculdade de Direito da USP, foi lida no histórico pilotis de um lotado Edifício da Amizade, na PUC-Rio, no evento Pilotis pela Democracia, convocado por sua associação de docentes.

Esta palestra, apresentada na 16ª Semana de Design, apresentou o processo de produção das peças de comunicação do evento, bem como da identidade visual e website da associação docente, desde sua concepção até a distribuição, passando pelas etapas em cada programa de computador utilizados, todos livres e gratuitos.

1.4.Design e Software Livre na defesa da Democracia: BSDay 2024

Essa palestra relata o processo de elaboração da identidade visual, da marca e do site da Associação de Docentes da PUC-Rio, bem como do material de comunicação do evento de leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, realizado pela associação no pilotis do Edifício da Amizade Kennedy em 22 de agosto de 2022.

Todos os elementos de design foram desenvolvidos utilizando-se exclusivamente programas livres, provando que é possível fazer design de alto nível com esses programas.

1.5.Software Livre e a autonomia do Designer

Palestra sobre software livre ministrada na Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, em 15 de abril de 2025.

2.Oficinas

2.1.Conhecendo o Darktable

Esta oficina foi oferecida na 16ª Semana de Design, realizada pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio em novembro de 2022.

O objetivo foi apresentar o Darktable para pessoas que até então nunca tinham trabalhado com esse programa, e processar uma imagem até sua exportação.

3.Tutoriais curtos

3.1.Darktable

a) Criando uma lista de módulos

Trecho de oficina ministrada na 16ª Semana de Design, PUC-Rio, no qual mostro como criar uma lista personalizada de módulos do Darktable.

3.2.GIMP

a) Organizando a interface

Ao abrir o GIMP pela primeira vez, a interface não está bem resolvida. Esse vídeo mostra como alterá-la para a deixar mais ergonômica.

O GIMP pode ser baixado em https://www.gimp.org/.

Usuários de Windows, não baixe, o GIMP da loja de aplicativos. Para sua segurança, baixe-o gratuitamente do site oficial do programa.

b) Abrindo imagens em camadas no GIMP

Vídeo bem curtinho explicando como importar imagens como camadas em um arquivo do GIMP.

c ) Redimensionar, rotacionar e mover

Com as imagens incorporadas em camadas, é preciso ajustá-las. Para tanto, será necessário redimensioná-las, eventualmente as rotacionar e transladar pela área de trabalho.

Neste exercício, o que se rotaciona é a camada que contem a imagem a ser girada. O respectivo comando pode ser encontrado no menu “Camada”.

Já para mover e redimensionar, as funções são invocadas na barra de ferramentas.

Ao final, basta exportar o arquivo no formato desejado.